segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Receita de Quiche com Recheios Diversos



A massa é bem fácil de fazer:
(Essa não é a massa tradicional das quiches, mas fica muito melhor, delicada e saborosa)
Misture 300 gramas de farinha trigo a 150 gramas de manteiga gelada cortada em cubinhos.
Com as pontas dos dedos, procurando mexer o mínimo possível, misture os ingredientes (coloque uma pitada de sal um pouco mais generosa para potencializar o sabor da massa).
Vai formar uma farofa.
Misture bem em um bowl uma gema de ovo com um pouco de creme de leite fresco (algo em torno de 40 mls, mas você deverá depois sentir se a massa ficou muito seca. Nesse caso coloque um pouco mais. Em dias quentes isso, as vezes, é necessário). Tempere com 1 colher de sopa de açúcar e 1 colher de café de sal.
***(Na falta de creme de leite fresco, você poderá substituir por iogurte. Isso vale para a massa, porém depois no recheio o iogurte não se presta a isso e é melhor usar creme de leite de caixinha mesmo)
Aperte um pouco com as mãos e forme uma bola.
Embrulhe em filme PVC e deixe uns 20 minutos na geladeira (isso serve para duas coisas principalmente: Relaxar o glúten e permitir que ele forme a sua rede e a manteiga voltar a endurecer, deixando a massa mais compacta e ficando mais crocante quando assada)
Coloque a massa sobre uma superfície esfarinhada, polvilhe um pouco de farinha sobre a massa e abra com um rolo.
Você pode fazer grande (essa quantidade de massa dá pra fazer dois) ou vários pequenos  (uns 24, mais ou menos, sem ser aqueles minúsculos que fazemos para eventos, aí dão uns 60).
• Um jeito mais fácil de fazer os pequenos é cortar com um aro de aço em um tamanho maior que o diâmetro da forma, algo como um centímetro a mais, para preencher as laterais. Leve com cuidado e molde com as mãos, delicadamente.
• Essa massa solta com facilidade da forma, mas, se usar as formas de quiche, sem fundo falso, passe uma faquinha nas laterais antes de virar para ela sair.
• O ideal é usar formas de fundo removível.
• Essa massa vai ao forno junto com o recheio, não havendo necessidade de pré-cozimento como outras, aquelas que temos que furar com um garfo, colocar papel manteiga e encher de feijões para não subir. É bem mais fácil e fica muito saborosa.
Essa massa serve para um montão de coisas, guarde a receita e terá um coringa na cozinha.
* Eu, particularmente, estico a massa dentro da própria forma nas pontas dos dedos. Não é difícil, mas precisa tomar cuidado em deixar a mesma espessura em toda a massa.

O Recheio:
Você pode fazer o tipo que preferir. Pode até inventar (Um que faz muito sucesso é o Quiche de Joelho de Porco defumado).
Pode fritar cubinhos de bacon e escorrer bem e colocar dentro da massa junto com queijo Gruyère, este é o mais famoso que existe que é o Quiche Loraine.
Pode desfiar frango, pode colocar só legumes, pode colocar camarões e catupiry, etc, etc,
A parte, misturar creme de leite fresco (algo com 100 mls), leite (mesma medida do creme de leite) e ovo (um), noz moscada (não exagere), pimenta do reino branca moída na hora e sal.
*** aqui no recheio não use iogurte. Se não tiver o creme de leite fresco pode usar o de caixinha.
Preencher a cavidade onde está o queijo e o bacon, o frango, os camarões, etc e levar ao forno 180/ºC por 20 a 22 minutos.
Como entrada junto a uma salada de folhas verdes, como lanche, uma delícia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário