quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

Receita de Buche (Tronco) de Natal

 


Tronco de Natal – Chocolate com Doce de leite e ameixa

Massa:

5 ovos
5 colheres de sopa de açúcar refinado peneirado
5 colheres de copa de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento em pó

Bata os ovos com o açúcar, até que a massa fique consistente em a ponto de você desenhar com o batedor, e o desenho permanecer sobre a massa. Então coloque a sua batedeira na velocidade mais baixa possível, o mais delicado possível (se quiser pode incorporar na mão, eu faço na batedeira planetária e fica ótimo) e vá adicionando o fermento misturado à farinha colher por colher lentamente até acabar. Quando estiver tudo incorporado, leve a massa em uma forma 28x40 aproximadamente, em forno pré aquecido à 180º por cerca de 35 minutos. A massa ao ser retirada tem que estar levemente dourada. Cuidado ao deixar por mais tempo,se ela ressecar demais, irá quebrar.

Para cobertura:

Frutas secas (Usei: Cerejas frescas, damasco, tâmara, noz pecan e pistache triturado)

Ganache:
400g de Chocolate Meio Nestle® (pegar a porcentagem de cacau)
9 colheres de sopa de nata (600g de nata – Se usar Marca Piá, não precisa adicionar manteiga – Usei Frimesa na receita que tem menor porcentagem de gordura)
2 colheres de chá de manteiga sem sal
1 pitada de sal

Derreta o chocolate em banho maria. Enquanto faz esse processo, leve ao fogo a nata e a manteiga até que começe a ferver, aparecendo aquelas bolhas nas laterais da panela. Desligue o fogo, e adicione a mistura de nata com manteiga ao chocolate totalmente derretido. Mexa delicadamente para não incorporar ar na mistura, ou sua ganache vai assumir aspecto de areia e terá que recomeçar. Após homogeneizar, cubra com plástico filme e deixe em temperatura ambiente por 1h. Depois leve a geladeira por 12h. Essa receita é ótima! Ela mantém o amargor do chocolate, e como a nata é super consistente rende muito! 400G de chocolate se transformaram em 1kg de ganache. Você confeita e deixa na geladeira. O chocolate fica muito fime e macio, quando entra em contato com a boca ele derrete. É incrível.

Para o recheio:

Doce de Leite

4 xícaras de açúcar
2 Litros de Leite integral
Meia fava de baunilha (só as sementes)

Leve toda a mistura para o fogo em fogo médio por aproximadamente 1h e 25 min. Mexa o tempo todo até que o leite reduza e engrosse. Atenção, se mexer em demasia o doce de leite ficara com aspecto de doce de corte, duro demais. Então quando engrossar consideravelmente, retire do fogo.

Dica: Se ficar muito duro, basta adicionar pequenas quantidades de água e mexer vigorosamente, ele ficará mais mole.

Caso prefira, compre o doce de leite pronto, há ótimas marcas no mercado. Mas nada substitui o doce de leite caseiro.

300g de Nata

100g de Ameixas secas sem caroço

Cubra as ameixas com água e ferva até que fiquem moles (10 minutos aproximadamente), depois escorre e pique-as em pequenos pedaços.

Junte em um vasilha, o doce de leite, a nata (para cada colher de doce de leite, deve-se usar uma colher de nata – pois ela tira um pouco do doce mas não o gosto do doce de leite) e as amaiexas picadas. Mexa delicadamente e reserve.

Montagem.

Depois de frio, corte fitas da massa de pão de ló, cerca de 8cm de altura por 40 de comprimento. Pois iremos fazer uma montagem diferenciada. Passe o recheio delicadamente sobre a tira (ele não pode estar muito duro, nem muito mole – OBS: Se sentir que o doce está muito mole adicione mais doce de leite, se estiver muito duro adicione nata) e enrole como um rocambole (ficará um mini rocambole), posteriormente, passe o recheio nas outras tiras, e enrole em torno do primeiro rocambole, e assim sucessivamente até acabar. A ideia é fazer um caracol, pois quando for cortado, você vai ver que lindo fica as camadas de recheio na vertical. Leve para a geladeira por 1h. Enquanto isso, retire a ganache da geladeira, e misture com uma colher para que ela fique maleável, então retire o bolo da geladeira passe a cobertura por todo ele e disponha as frutas em círculos. Faça riscos com um garfo para imitar a casca de uma árvore, e está pronto seu Tronco de Natal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário