quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Receita de Pudim de Sorvete com Castanha de Caju

Lista dos ingredientes para Pudim:
- 2 Latas de Leite condensado
- 1 Lata de Creme de Leite sem Soro
- 2 Medidas de Leite integral da Lata de leite condensado
- 5 Ovos
- 6 Colheres de açúcar cristal
- 1 Pitada de Cremor de Tártaro (Opcional)
- 100g de Castanha de Caju ou Pistache
Creme 1:
Bata as Claras em neve com 6 colheres de açúcar. Quando começar a bater, em velocidade média, adicione as colheres de açúcar uma a uma (Merengue Francês). Depois, adicione o cremor de tártaro e bata em velocidade alta até que a mistura esteja em ponto de pico firme. Posteriormente, adicione uma lata de creme de leite sem soro (Para retirar o soro da lata, deixe na geladeira de um dia para o outro. Depois, abra a lata cuidadosamente, coloque a faca em sua lateral e tombe a lata para que o soro escorra)e bata em velocidade média para tornar a mistura homogênea.
Creme 2:
Em uma panela leve as 5 Gemas, o Leite Condensado e o Leite Integral. Mexa em fogo médio até engrossar. Feito isso, leve ao liquidificador com 100g de Pistache/Castanha de Caju e bata por 3 minutos. Posteriormente, coe com uma peneira e leve em uma vasilha à geladeira
Quando o Creme 2 estiver frio, adicione ao Creme 1 em velocidade baixa na batedeira e misture homogeneamente. Leve a mistura em uma forma e reserve no congelador por 24h.
Para desenformar no dia posterior, coloque a forma em uma vasilha com água e passe a faca nas laterais e no centro. Não deixe muito tempo ou ele vai ficar muito mole. Vire a forma em um prato. Se não cair de imediato passe um guardanapo no fundo até desgrudar.
Calda:
Calda de Laranja:
- 3 xícaras de Suco de Laranja Natural
- 3 Colheres de chá cheias de açúcar
- 3 colheres de chá rasas de Amido de Milho (A Fécula de batata também tem o poder espessante do Amido de Milho mas mantém o brilho mais ávido da mistura)
- 50g de Damasco Picado ou Inteiro (Sua preferência)
Leve ao fogo para engrossar. Quando notar que está prestes a começar a soltar do fundo da penela desligue o fono e deixe esfriar em temperatura ambiente. ( Se achar a consistência dura demasiadamente adicione suco de laranja aos poucos e mexa bem. Eu testei assim e ficou em uma consistência perfeita)
Calda de Ganache de Chocolate Meio amargo com Pistache
- 200g de Chocolate Meio amargo
- 1 Caixa de Creme de Leite
- 1 Colher de Sopa de Manteiga sem sal
- 1 Colher de Sopa de Cointreau (Opcional)
- 100g de Pistache grosseiramente picados
- 1 Pitada de S al
Derreta o chocolate em banho maria ou no micro-ondas de 30 em 30 segundos. Quando estiver totalmente derretido, adicione a manteiga e o creme de leite AMBOS em temperatura ambiente, junto ao Cointreau e mexa delicadamente até tornar a mistura homogênea. Reserve até a hora de servir. Pique o Pistache grosseiramente junto com a pitada de sal, e salpique sobre a ganache no pudim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário