domingo, 1 de março de 2015

Minha visão do mercado atual

O Brasil passa por uma das maiores crises da história, pois além da crise econômica, existe uma crise maior ainda de confiança, tanto no governo como na capacidade de recuperação dos investimentos, empregos e mercado.
Como sempre foi, o pequeno empreendedor é o que mais sofre, pois paga juros abusivos em suas operações bancárias, não consegue capital de giro, trabalha com equipamentos, muitas vezes improvisados e ao ver que necessita aprimorar seus conhecimentos tanto práticos, para a confecção de novos pratos e produtos em geral, assim como aperfeiçoamento da administração financeira de seu negócio,depara-se com profissionais que cobram preços que somente os grandes podem pagar.
Sempre pensei que a única forma do país crescer e criar empregos é dar condições aos pequenos e médios empreendedores de se fortalecerem no mercado.
Da parte do governo sabemos que isso não irá acontecer e para as grandes redes e corporações também não é interessante que isso ocorra pois haverão mais pessoas oferecendo produtos de melhor qualidade a preços mais acessíveis.
Por isso, do meu ponto de vista, deve haver uma união entre os profissionais que atuam na nossa área, seja criando cooperativas e/ou associações a fim de conseguirem ter acesso a todos os requisitos básicos para o crescimento profissional de todos.
No ramo de alimentação existe espaço para todos, em diversas áreas, a carência de profissionais é muito grande, por isso cabe a nós que estamos já a algum tempo no ramo gerar condições de que todos possam se aprimorar e se fixar como novos parceiros neste mercado.
Além de atuar na criação e produção de doces, bolos, tortas e salgados, também sou formado em administração de empresas, com ênfase em matemática financeira e vejo que há uma carência de conhecimento desta área para muitos profissionais do nosso ramo.
Todos os empreendedores, tem uma área que gostam mais e por isso a dominam totalmente,por exemplo, boleiros que adoram atuar na criação de bolos, outros que são exemplares na área de confeitar com os mais diversos tipos de glacês e cremes existentes, outros são especialistas em pasta americana e/ou esculturas tanto em pastas como em chocolates, mas sempre há uma ou mais que não somos os melhores e precisamos de contratar profissionais para realizarem estas tarefas.
Com o aumento nos impostos e nos encargos trabalhistas isto está se tornando cada vez mais difícil, assim sendo, pretendo criar cursos e dar consultoria, tanto na área de confeitaria como na administrativa e financeira a preços que todos possam pagar.
Gostaria que aqueles que acompanham o nosso blog e atuam ou pretendem atuar nessa área, dessem sugestões de quais cursos e/ou consultoria acham que devem ser desenvolvidos.

Agradeço a todos,tanto por prestigiarem nosso blog, como pela sugestões que sei que darão.

Atenciosamente,
Marcos Vinicius

Nenhum comentário:

Postar um comentário